Por / 23rd Maio, 2017 / Uncategorized / Off

Um pouco da história do Hospital do Câncer de Muriaé. Texto retirado do site da Fundação Cristiano Varella.

O Hospital faz parte de uma fundação denominada Fundação Cristiano Varella que foi idealizada pelo empresário e político Lael Vieira Varella, para eternizar a memória do seu saudoso filho, que, aos 22 anos de idade, faleceu tragicamente vítima de um acidente automobilístico no dia 03 de outubro de 1994. A Instituição está localizada às margens da Rodovia BR-116 em Muriaé/MG, e foi constituída em 04 de setembro de 1995, através do patrimônio pessoal do filho do político, formado pelos seus direitos de herança recebidos ainda quando criança e por aquisições pessoais. Hoje se mantém através dos recursos gerados pelos serviços prestados, sendo 92% de assistência ao SUS, além de doações e recursos públicos.

A Fundação Cristiano Varella engloba o Hospital do Câncer de Muriaé, que responde pelo seu principal foco de atuação, além da Comunicação e Cultura, por meio de um canal regional de TV e um memorial.

O Hospital do Câncer de Muriaé teve oficializado o seu credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) em 26 de novembro de 2002, e o início pleno de suas atividades a partir de janeiro de 2003.

Atualmente, atende a mais de duzentos e sessenta municípios de Minas Gerais e ainda de outros estados, com uma abrangência populacional de mais de quatro milhões de habitantes.

Tendo em vista a responsabilidade dos serviços perante os clientes, a instituição busca constantemente aperfeiçoar a qualidade dos mesmos. Nesse aspecto possui o certificado de Acreditado em Excelência – Nível III, pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, Prêmio Mineiro da Qualidade – Faixa Ouro em 2014, Prêmio Referências da Saúde 2013 – Pilar Sustentabilidade Socioambiental, Prêmio Top Quality Diamante no Programa 5S, além de ser hospital da Rede Sentinela da ANVISA.

O Hospital é considerado de médio porte, com o total de 146 leitos ativos e 5 salas cirúrgicas. Conta ainda com um total 48 (quarenta e oito) leitos de quimioterapia ambulatorial, 3 (três) salas de radioterapia, ampla estrutura de consultórios, além de diversos serviços de diagnóstico.

A instituição oferece à população uma série de serviços que vão muito além do tratamento oncológico. No campo da prevenção a instituição utiliza um ônibus consultório para realizar campanhas na região, visando à promoção da informação e o diagnóstico precoce da doença, prevenção primária e secundária. Até 2013 a Campanha de Prevenção visitou mais de 150 localidades, atingindo uma população de meio milhão de pessoas e oferecendo mais de 37 mil exames gratuitos.
Em 2014, as Campanhas de Rastreamento, Diagnóstico Precoce e Prevenção serão ampliadas com a aquisição de uma nova Unidade Móvel (Carreta Consultório), em parceria com a SESMG. Com esse equipamento, pretende-se dobrar o número de atendimentos e ainda, ampliar os serviços de diagnósticos para controle do câncer de mama, a neoplasia que mais mata mulheres no país. O apoio diagnóstico é feito por meio de consultas e exames, que somados à capacidade de internação, de atendimento cirúrgico, clínico, quimioterapia e radioterapia, fazem da instituição um dos mais completos centros de tratamento da doença no país, prezando primordialmente pelo respeito e a humanização oferecida aos pacientes.

Por atender a uma vasta região, com alguns municípios a mais 500 km, o hospital conta ainda com a Casa de Apoio, inaugurada em 2006, para o acolhimento de pessoas de localidades distantes que vêm em busca de tratamento e permanecem hospedadas gratuitamente. Possui 138 (cento e trinta e oito) leitos para atendimento com suporte de uma equipe especializada e multiprofissional além de todos os serviços de hospedagem e 5 (cinco) refeições diárias.

A instituição ocupa um terreno total de 93.744,71m² e conta atualmente com uma área construída de 25.010,23m² na sua estrutura física, possuindo um projeto de ampliação em execução de mais 8.247,20m², especificamente projetados para o atendimento hospitalar, com um conceito de humanização e bem-estar diferenciados para clientes e colaboradores em todas as áreas.

Além disso, estamos ampliando os blocos existentes, nas unidades de internação clínica e cirúrgica, centro cirúrgico, UTI e outras estruturas de apoio. Ao todo, são investimentos de cerca de R$20 milhões que irão fazer da instituição o maior complexo de tratamento oncológico do estado de Minas Gerais.

Também está previsto para 2014 o início da construção de um quarto bloco, para abrigar toda a estrutura de atendimento à mulher, além de novos consultórios e ambulatórios, serviços de diagnóstico por imagem e medicina nuclear. Serão investimentos de cerca de R$6 milhões e mais de 4.000 m2 de área a serem incorporados a nossa estrutura, visando posicionar a instituição entre as poucas habilitadas para realização de transplantes de medula óssea, fazendo com que a instituição supere o total de 30.000 m2 de área útil, totalmente dedicados à assistência oncológica.

No ano de 2013, atendemos a 37.634 (trinta e sete mil seiscentos e trinta e quatro) pessoas entre atendimentos ambulatórias e procedimentos. As internações chegaram a 7.743 (sete mil setecentos e quarenta e três pessoas), cirurgias oncológicas foram 5.575 (cinco mil, quinhentas e setenta e cinco). Foram realizadas ainda, 41.948 (quarenta e um mil, novecentas e quarenta e oito) sessões de quimioterapia e 30.803 (trinta mil e oitocentas e três) aplicações de radioterapia/braquiterapia.